Escolha uma Página

8 Benefícios do

 Canguru Sling João&Maria

 para o seu Bebê

 

É natural que o bebê esteja perto de sua mãe. Os bebês são mais felizes quando são mantidos assim pela mãe. Slingar¹ é uma ótima prática para manter o bebê feliz e ajudar a construir um vínculo mais forte entre a mãe e seu bebê. O uso do Canguru Sling João&Maria ajuda os bebês a crescerem de maneira mais inteligente, feliz e saudável.

 

1. Bebês que são Carregados no Canguru Sling João&Maria Choram Menos

adorável bebê dormindo

As famílias em nossa prática comumente relatam: “Desde que eu comecei a utilizar, meu bebê está satisfeito!”. Os pais de bebês agitados que usam relatam que seus bebês parecem esquecer de se preocupar. laughing Isso é mais do que apenas nossa impressão. Em 1986, uma equipe de pediatras em Montreal relatou um estudo de noventa e nove pares de mães e filhos. Ao primeiro grupo foi fornecido um carregador de bebês e designado para levar seus bebês por pelo menos três horas extras por dia. Eles foram encorajados a carregar seus bebês ao longo do dia, independentemente do estado do bebê, não apenas em resposta a choro ou agitação. No grupo controle ou grupo de “não-carregadores”, os pais não receberam instruções específicas sobre a forma de transportar seus bebês. Após seis semanas, os bebês que receberam suplementação de contato físico através do uso do sling tiveram 43% de menos choro e agitação do que o grupo “não-carregadores”.

Antropólogos que viajam pelo mundo estudando práticas de cuidado infantil em outras culturas concordam com os benefícios do ato de slingar. As culturas que usam carregadores com seus bebês possuem as crianças que menos choram. Na cultura ocidental, medimos o choro de um bebê em horas, mas em outras culturas, o choro é medido em minutos. Fomos levados a acreditar que é “normal” que os bebês chorem muito, mas em outras culturas isso não é aceito como norma. Nessas culturas, os bebês normalmente estão “de pé” nos braços/no colo e são colocados deitados apenas para dormir – e ao lado da mãe. Quando os pais devem atender às suas próprias necessidades, o bebê está nos braços de outra pessoa.

 

2. Os Bebês que são Carregados no Canguru Sling João&Maria Aprendem Mais

 

Smiling baby girl lying on a bed sleeping on blue sheets

Se as crianças passam menos tempo chorando e se agitando, o que elas fazem com o tempo livre? Elas aprendem! Os bebês que são carregados no canguru sling João&Maria passam mais tempo em um silencioso estado de alerta. Esse é o estado comportamental em que uma criança é mais satisfeita e mais capaz de interagir com seu ambiente. Pode ser chamado de estado ideal de aprendizagem para um bebê. Pesquisadores também relataram que bebês carregados apresentam alerta visual e auditivo melhorados.

Um dos grandes benefícios de utilizar o canguru sling é quando o bebê está em estado comportamental de alerta, dando aos pais uma melhor oportunidade de interagir com seu bebê. Observe como a mãe e o bebê posicionam seus rostos para atingir esse plano ideal, visualmente interativo. A face humana, especialmente nessa posição, é um potente estimulador para o vínculo interpessoal. No canguru sling, o bebê tem uma visão de 180 graus do seu ambiente e é capaz de escanear seu mundo. A criança aprende a escolher, escolhendo o que deseja e excluindo o que não deseja. Essa capacidade de fazer escolhas aumenta o aprendizado. Um bebê slingado aprende muito grudadinho a um cuidador ocupado.

 

 3. Os Bebês que são Carregados no Canguru Sling João&Maria são mais Organizados

 

É mais fácil entender os benefícios de slingar quando você pensa na gestação de um bebê com duração de dezoito meses – nove meses no interior do útero e pelo menos mais nove meses no exterior. O ambiente do útero regula automaticamente os sistemas do bebê. O nascimento interrompe temporariamente esta organização. Quanto mais rapidamente, porém, o bebê recebe ajuda externa para organizar esses sistemas, mais facilmente ele se adapta ao enigma da vida fora do útero. Ao estender a experiência do útero, a mãe (e pai) que usa o canguru sling João&Maria com seu bebê fornece um sistema regulador externo que equilibra as tendências irregulares e desorganizadas do bebê. Vamos imaginar como funcionam esses sistemas de regulação. A caminhada rítmica da mãe, por exemplo (que o bebê sente há nove meses), lembra à criança sobre a experiência do útero. Esse ritmo familiar, impresso na mente do bebê no útero, agora reaparece no “útero externo” e acalma o bebê. Quando o bebê encosta o ouvido no peito da mãe, o batimento cardíaco da mãe, belamente regular e familiar, lembra o bebê dos sons do útero. Como outro regulador biológico, o bebê sente a respiração rítmica da mãe enquanto usa a barriga contra a barriga, peito a peito. Em termos simples, os ritmos fisiológicos regulares da mãe têm um efeito de equilíbrio nos ritmos irregulares da criança.

Os benefícios do uso do canguru sling João&Maria é “lembrar” o bebê e continuar o movimento e equilíbrio que ele tanto gostava no útero.

DICA CANGURU SLING JOÃO&MARIA: O desenvolvimento intrauterino deve durar dezoito meses: nove meses dentro da barriga da mãe e nove meses fora.

O que pode acontecer se o bebê passa a maior parte do tempo deitado horizontalmente em um berço, atendido apenas para alimentar-se e ser consolado, e depois novamente ser separado da mãe? Um recém-nascido tem um desejo inerente de se organizar,  para se encaixar em seu novo ambiente. Se for entregue a seus próprios recursos, sem a presença reguladora da mãe, a criança pode desenvolver padrões desorganizados de comportamento: gritos de cólica, movimentos bruscos, comportamentos desorganizados de auto-balanço, chupar o dedo ansiosamente, ter uma respiração irregular e sono perturbado. A criança, que é forçada a se acalmar, desperdiça energia valiosa que poderia ter usado para crescer e se desenvolver saudavelmente.

Embora haja uma variedade de teorias de educação infantil, todos os pesquisadores de apego concordam em uma coisa: para que os sistemas emocionais, intelectuais e fisiológicos de um bebê funcionem de maneira ideal, a presença continuada da mãe, um dos benefícios mais importantes do ato de slingar, se trata de uma influência reguladora necessária.

 

4. Os Benefícios “Humanizantes” de Slingar

mamãe e bebe

Outra das maneiras pela qual o ato de utilizar o canguru sling melhora a aprendizagem é que o bebê está intimamente envolvido no mundo do cuidador. O bebê vê o que a mãe ou o pai vê, ouve o que eles ouvem e, de alguma forma, sente o que eles sentem. Os bebês carregados se tornam mais conscientes do rosto de seus pais, ritmos corporais e cheiros. O bebê toma consciência e aprende com todas as sutis expressões faciais, linguagem corporal, inflexões e tons da voz, padrões de respiração e emoções do cuidador. Um pai vai se relacionar com o bebê com muito mais frequência, porque o bebê está sentado logo abaixo do nariz dele. A proximidade aumenta a interação, e o bebê pode estar constantemente aprendendo como ser um humano. Os bebês carregados estão intimamente envolvidos no mundo dos pais porque participam do que mãe e pai estão fazendo. Um bebê que é carregado no canguru sling João&Maria enquanto o pai lava pratos, por exemplo, ouve, cheira, vê e experimenta em profundidade o mundo adulto. Ele está mais exposto e envolvido no que está acontecendo ao seu redor. O bebê aprende muito nos braços de uma pessoa ocupada.

 

5. Os Bebês que são Carregados no Canguru Sling João&Maria são mais Espertos

aprende mais

Experiências ambientais estimulam os nervos a se ramificar e se conectar com outros nervos, o que ajuda o cérebro a crescer e se desenvolver. Outro importante benefício de slingar é que este ato ajuda o cérebro em desenvolvimento da criança a fazer as conexões certas. Como o bebê está intimamente envolvido no mundo da mãe e do pai, ela é exposta e participa do estímulo ambiental que a mãe seleciona e é protegido contra os estímulos que bombardeiam ou sobrecarregam seu sistema nervoso em desenvolvimento. O bebê participa tão intimamente do que a mãe está fazendo que seu cérebro em desenvolvimento armazena milhares de experiências, chamadas de padrões de comportamento. Essas experiências podem ser pensadas como milhares de minúsculos filmes de curta duração que são arquivados na biblioteca neurológica da criança para serem refeitos quando o bebê é exposto a uma situação semelhante que a faz lembrar do “filme” original. Por exemplo, mães muitas vezes nos dizem: “Assim que eu pego o Canguru Sling João&Maria e ajusto no meu corpo, meu bebê se ilumina e levanta os braços como se, em antecipação, ele pensasse que logo estaria em meus braços e no meu mundo”.

Temos notado que os bebês que slingam parecem mais atentos, interagindo em conversas de adultos como se fossem parte dela. Slingar potencializa o desenvolvimento da fala. Porque o bebê está na altura da voz e no nível dos olhos, ele está mais envolvido em conversas. Ele aprende uma lição de discurso valiosa – a capacidade de ouvir.

Sons ambientais normais, como os ruídos das atividades diárias, podem ter valor de aprendizado para o bebê ou perturbá-lo. Se o bebê está sozinho, sons podem assustá-lo. Se o bebê estiver no canguru sling, esses sons terão valor de aprendizado. A mãe filtra o que ela percebe como inadequado para o bebê e dá à criança uma sensação de que “está tudo bem” quando ele é exposto a sons e experiências desconhecidos.

 

6. Os Bebês que são Carregados no Canguru Sling João&Maria Mamam mais Facilmente

amamentando no canguru sling

Amamentar o bebê no canguru sling torna a vida muito mais fácil para a mãe, especialmente se tem um bebê que está passando por um pico de crescimento. Ele permite que a mãe esteja em movimento e faça as coisas da casa e, ao mesmo tempo, satisfaz as necessidades do bebê. Se você estiver em público, isso proporciona privacidade. Uma mãe pode amamentar seu bebê no canguru sling com total privacidade enquanto empurra o carrinho de compras no mercado.

 

7. Slingar Facilita o Cuidado com o Irmão

irmãos e canguru sling

Isto é especialmente valioso quando há um novo bebê e uma criança um pouco maior. Isso dá à mãe uma ou duas mãos livres para que ela também possa atender aos outros irmãos. O canguru sling permite que a mãe ofereça atenção a ambos os filhos (ou mais) e diminui a rivalidade entre irmãos.

 

8. Usar o Canguru Sling João&Maria Potencializa o Desenvolvimento do Bebê Prematuro

Como o “tempo do ventre” para bebês prematuros é interrompido, eles são privados dessas semanas ou meses finais no útero. Agora, o bebê deve crescer fora do útero. Os úteros artificiais externos não se movem e são estáticos. Pesquisas mostraram que bebês prematuros cujo “útero” se movimenta ganharão peso mais rapidamente e têm menos episódios de apnéia (períodos sem respiração). Assim, o bebê prematuro não precisa de doses maiores de oxigênio e fluidos intravenosos, a UTINeonatal está incentivando as mães a usar com seus bebês o máximo possível quando adotam o programa Método Mamãe Canguru, do Ministério da Saúde do Brasil.

______________________________________________________________
¹ Slingar é um termo para traduzir o ato de carregar o bebê amarradinho ao corpo da mamãe, papai ou qualquer outro membro da família que deseje este contato mais próximo.

 

Fontes: 

www.askdrsears.com

Barnett, Lynn. Keep in touch: The importance of touch in infant development. 2006

Reynolds-Miller, Robyn L. Potential Therapeutic Benefits of Babywearing. Creative Nursing, Volume 22, Number 1, 2016.

Acompanhe-nos